Maquiagem e texturas

20 jul

Matte, gloss, perolado, acetinado, translúcido, cremoso, iridescente, cintilante, metálico, luminoso, transparente….são palavras que concerteza você já leu em algum lugar, certo? Agora saber o significado de cada uma delas vale e muito, pra entendermos como, quando e onde usar.

Matte – Opaco, sem efeito de brilho, é bem legal para as peles oleosas no quesito de correção de pele! Normalmente essa coisa matte tem em batons, blushes, pós, bases, sombras, esmaltes (vide Jóias Místicas da Risqué e Muito Luxo da Impala).  Tem um exemplo de batons matte aqui no blog.

Gloss – É o típico “comeu frango?” haha, um brilho beeeeem intenso, mas não um brilho purpurinado, e sim uma coisa plástica, sabem como é né? E normalmente de curta duração, é dificil um gloss durar mais do que um batom, por exemplo. Pode ser usado na boca, e também nos olhos (tem produto específico pra isso, como o Eye Gloss da Chanel.)

Perolado – É a mesma coisa que cintilante, como o próprio nome diz é o produto no qual o acabamento é em tons pérola, com um brilho difuso. Acredito que aqui no Brasil até a alguns anos atrás os batons nacionais se resumiam em cintilância, cintilância, ainda bem que isso mudou haha pois particularmente não curto muito isso.

Acetinado – Acetinado são produtos que dão aquela sensação de pele de veludo, e que delizam com facilidade, deixam a pele com um aspecto “macio”. Quase sempre essa textura é em bases, cosméticos líquidos e sombras.

Translúcido – Tenho certeza que todo mundo já ouviu falar em “use o pó translúcido pra finalizar a maquiagem” não é? haha é isso, um pó de cobertura suave e transparente que pode ser usado desde a mais branquinha até a pele mais negra, e serve para todos os tipos, mista, oleosa, seca, etc. As versões mais famosas são em pó solto, porém pode ser encontrando na versão compacta também.

Cremoso – São aqueles produtos que quando a gente pega tem aspecto de “molhado”, e mais “mole” do que os produtos em pó normal, e que com pouquíssimo produto rende muito, por exemplo blushes e sombras, um pouquinho já espalha mega bem.

Iridescente – Sabe as fotos de famosas onde dependendo do ângulo da luz dá um efeito diferente e lindo?? É isso, sombras, blushes, bases e, principalmente pó iridescente são os responsáveis disso! Não é mágica o que a gente vê haha e sim esse pózinho que remete ao clássico efeito de “asa de borboleta”.

Metálico – Uma vibe futurista, com brilho que reflete bastante. Em esmaltes isso é bem comum e fica um efeito legal, assim como o Marquee Moon da Deborah Lippmann, Kaleidoscope da ChanelLuxo! da Ana Hickmann e Bling Dynasty da O.P.I. Na maquiagem também é interessante, mas tem que ter bom senso pra não sair fazendo o Freddie Mercury Prateado por aí.

Luminoso – É a textura que integra o clássico de iluminar o centro da testa, nariz e queixo pra uma coisa mais “glamour refinado”, mas sem brilhos e glitters, na parte de correção do rosto serve para disfarçar manchas escurinhas e indesejadas. Também serve para ilumar os olhos e abrir o olhar, claro, tudo com muito critério para não ficar aquela coisa exagerada.

Transparente – Como o nome já indica, se trata de uma cobertura muito leve, suave, por ter essa “leveza” se dá bem com todas as peles, idades, e até mesmo produtos (batons é um exemplo), o resultado final fica uma coisa bem mais discreta e delicada.

Fácinho entender né? É só ir conciliando os produtinhos que você já tem com cada finalização! E criando alternativas para combinarem. É bem legal saber também pra se ligar em qual textura usar pra uma festa onde vai ter muita luz, pro dia-a-dia onde maquiagem pesada não é legal, e até pra recomendar para as amigas qual textura é mais adequada pro que ela quer!

🙂

7 Respostas to “Maquiagem e texturas”

  1. Nikyta Junqueira 20/07/2010 às 12:21 AM #

    Ótimas dicas flor!!!
    Adorei, muito esclarecedor *-*
    Beijinhos
    Passa lá no Viver Maraa!!!
    http://vivermaraa.blogspot.com/

    • Stephanie 20/07/2010 às 2:09 AM #

      Obrigada Nikyta!
      Passo sim🙂

      Obrigada por comentar🙂

  2. gabriela alves 21/07/2010 às 4:03 PM #

    Adorei saber as definições sério mesmo. São tantos nomes que fico perdida.

    • Stephanie 21/07/2010 às 4:36 PM #

      Que bom!! Fico feliz por ter gostado🙂
      Mas é uma mão na roda mesmo né? Agora sim dá pra gente ler alguma coisa e entender do que se trata haha

      Obrigada por comentar Gabi🙂

  3. Grasi 27/07/2010 às 1:02 AM #

    ai… tive um surto e comprei o eyegloss!! adoro maquiar os olhos..

    • Stephanie 27/07/2010 às 1:45 AM #

      hahaha nem me fala em surtos viu!

      Que legal sua comprinha! Divirta-se bastante com seu novo brinquedinho🙂

Trackbacks/Pingbacks

  1. Base na cor errada, e agora? Parte 2 « Nantucket Mist - 29/07/2010

    […] quer escurecer ainda mais, certo? Então é legal optar por cores claras que tenham brilhinhos (nesse post dá pra entender melhor as texturas), quando o tom está escuro e você passa algo que tenha […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: